História

“Tente outra vez”

 

 

Em 2011, encontrei com um ex-morador de rua na frente da Biblioteca Mario de Andrade no centro de São Paulo  e ele me contou uma história incrível.

 

 

Que havia saído das ruas após ter encontrado o livro Revolução dos Bichos – George Orwell no lixo , depois de ler resolveu sair das ruas. A partir daí o seu sonho era levar livros para outros  moradores de rua, pois estas pessoas não tinham acesso a leitura, visto que a bibliotecas públicas é necessário preencher uma ficha cadastral com  endereço fixo e morador de rua não possui residência.

 

 

De acordo com o Movimento Estadual de Moradores de Rua , mais de 1.000 pessoas passam a viver nas ruas todos os anos, São Paulo tem 27.000 pessoas vivendo nas ruas, para se ter uma idéia no Brasil tem 1.600 cidades com menos de 20.000 habitantes, ou seja o número de moradores de rua é maior do que muitas pequenas cidades brasileiras .  Os motivos são os mais variados, desde pessoas que vivem em situação de risco, Isto é, morando em encostas, favelas e  passam a ser usuárias de drogas, bebida e perdem o vínculo familiar,  até pessoas que perdem emprego, são despejadas e passam a viver nas ruas. Poucas pessoas nesta condição conseguem sair das ruas, a recuperação é um longo processo que envolve uma complexidade muito grande de ações.

 

 

A Bicicloteca  tem objetivo  de oferecer leitura gratuita como forma de trazer o cidadão  novamente para a comunidade e recuperar a auto-estima, hoje estas pessoas fazem parte de uma sociedade  invisível e desprezada na cidade.

 

O Projeto Bicicloteca

 

 Trata-se de um triciclo com motor elétrico, freios a disco, diferencial traseiro, com um baú acoplado na parte traseira com capacidade para levar 300 livros.  O triciclo pode trafegar em qualquer lugar, nas praças , nos calçadões, nas ruas, não atrapalha o tráfego, é fácil de guardar e não precisa de combustível Fóssil para funcionar.

 

 

Objetivo do IMV ( Instituto Mobilidade Verde)

Nosso objetivo é levar para outras comunidades a experiência de sucesso da Bicicloteca dos moradores de ruas. Oferecer uma alternativa para as  pessoas sem acesso a leitura, seja pela condição social, em situação de rua, baixa renda ou comunidades carentes nas periferias das cidades.

 

 

A Bicicloteca faz um trabalho de inclusão social através da Leitura, cujo foco é abrir novas possibilidades, ampliar o mundo ao redor, melhorar a auto estima e recuperar as pessoas.

Lincoln Paiva

Instituto Mobilidade Verde

Presidente

 

4 respostas em “História

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s