Sobre a Bicicloteca

A  “Bicicloteca” é uma biblioteca itinerante, um movimento independente  existente em diversas comunidades brasileiras e em outros países para pessoas sem acesso a biblioteca ou comunidades distantes dos centros,  as  quais utilizam a bicicleta como veículo para o transporte de livros.  A Bicicloteca do  Instituto Mobilidade Verde foi desenvolvida para atender moradores de rua através do Movimento Estadual da População em Situação de Rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros  que facilita o trânsito na cidade e o acesso de pessoas a cultura , o objetivo é facilitar o trabalho das comunidades que já atuam com cultura e inclusão social através da leitura.

O conceito de biblioteca itinerante nasceu da necessidade de levar cultura para as pessoas que por diversos motivos não tem acesso a biblioteca.  Qualquer ONG que trabalha com população carente, poderá requerer uma Bicicloteca do IMV,  bastando para isso do Edital do Instituto Mobilidade Verde.  O IMV vai priorizar aquelas que já trabalham com leitura, educão e leitura em comunidades sem acesso a biblioteca, ou com  população em situação de risco e  que reúnam  condições  mínimas  para conduzirem  o veículo ( que não necessita de habilitação especial) , realizar a manutenção  mensal e terem local para guardar a Bicicloteca com segurança. O Instituto realiza um treinamento sobre como abordar as pessoas  e formas menos burocráticas para a doação de livros,  a Bicicloteca do Instituto Mobilidade Verde tem um padrão diferente  das Bibliotecas itinerantes convencionais,  que  emprestam livros, a idéia não é apenas  emprestar livros,  mas doá-los para uma outra pessoa apos leitura. O objetivo é formar leitores e que estes novos leitores doem seus livros para outras pessoas. Os livros serão carimbados para “lembrar” ao leitor de doá-los novamente, criando assim um ciclo de leitura permanente.

O programa vai monitorar as doações e  realizar o cadastramento das pessoas, desta forma será Possível conhecer o paradeiro de pessoas que estão desaparecidas e abandonadas na cidade, respeitando o direito de cada indivíduo.

Quem quiser doar livros para a biblioteca itinerária  poderá deixá-los em pontos de doação.  Além do Movimento estadual da População em Situação de Rua, outras ONGs serão contempladas com o triciclo até o final deste ano.

O projeto Bicicloteca do Mobvimento Estadual da População em Situação de Rua visa recuperar moradores de rua através da inclusão social pela leitura e pelo trabalho de inserção e  assessoria jurídica e social que é parte do trabalho desenvolvido pelo Movimento criado por Robson Mendonça.

A idéia de criar uma Bicicloteca do IMV, nasceu da necessidade do Movimento Estadual de População em Situação de Rua em levar livros para os moradores de rua através de um veículo leve que poderia entrar em praças e locais de difícil acesso, que não necessitaria de um condutor com habilitação e  que não gerasse custos com combustíveis e tivesse capacidade para levar a maior quantidade de livros possível.

A  Secretaria do Verde e Meio Ambiente apóia  o projeto de forma Institucional e a Biblioteca Mário de Andrade apóia  através da cessão de espaço para a exposição da Bicicloteca   até o evento de lançamento e com a doação de livros.

O IMV é uma ONG que trabalha com projetos de reflexão de meios de transportes alternativos mais sustentáveis envolvendo cultura, trabalho, saúde,ecologia,  inclusão social e acessibilidade.

Lincoln Paiva
Instituto Mobilidade Verde
Presidente

7 respostas em “Sobre a Bicicloteca

  1. Quero doar meus livros mas as informações estão muito vagas. Onde podem ser entregues? vcs podem retirar? Por favor, criem um link, quero doar meus livros. Do jeito que o site está costruido, parece mais que é para eu comprar um livro na Livraria da Vila do que para doar.

  2. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Fabiana e trabalho na Associação Nosso Sonho, uma ONG que reabilita e integra pessoas com paralisia cerebral, temos uma revista elaborada por pessoas com esta deficiência e uma de nossas repórteres se encantou com a bicicloteca e resolveu escrever uma matéria. Está faltando algumas informações sobre o Robson e precisamos de uma foto dele junto à bicicloteca para ilustrar nossa matéria.
    Gostaria de algum contato ou os endereços e dias que ele circula pelas ruas de São Paulo.
    Aguardo um breve retorno.
    Obrigada
    Fabiana Noguerão
    coordenadora do projeto

  3. Olá Bicicloteca, tudo bem?

    Tenho um projeto chamado Complicitat (http://www.complicitat.com.br/), que pretende estimular a troca de informações entre moradores dos mesmos bairros de São Paulo. Estas mensagens podem ser denúncias, divulgação de eventos, projetos, debates etc tanto entre cidadãos quanto entre o governo e os cidadãos. Seria ótimo ter os eventos dos quais vocês participam entre estas informações aos moradores.

    Estou em fase de divulgação e à disposição para esclarecimentos.

    Abraço
    -Lucas

  4. Pingback: Convivendo com os livros | Movimento Conviva

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s